terça-feira, 24 de dezembro de 2019
sábado, 23 de novembro de 2019
Estar Preocupado Com os Outros - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
Introdução: Nenhum cristão pode viver com sucesso e não procurar constantemente e sistematicamente compartilhar o amor do Senhor Jesus Cristo com aqueles que não O conhecem; e nenhum cristão jamais começará a fazer isso até que ele ou ela sinta uma preocupação real, um fardo para com a salvação das multidões de homens e mulheres que estão perdidos (Lucas 19:10), já condenados (João 3:18), e estão sob a ira de Deus (João 3:36). Você sente alguma preocupação com os perdidos? Você tem alguma paixão pelas almas? Você se sente sobrecarregado ao pensar em seus entes queridos e amigos e nos milhares de outros que não são salvos? Por quanto tempo as pessoas têm que estar em nossa companhia antes, com a ajuda de Deus, lhes falamos de nosso maravilhoso Salvador? Ou estamos despreocupados? Poderiam os nossos entes queridos e amigos não convertidos dizer – “...não há quem me conheça; refúgio me faltou; ninguém se interessa por mim” Salmo 142:4? Observe o seguinte em Mateus 14:35-36.
Temos Uma Descrição Das Muitas Pessoas ao Nosso Redor Por Cuja Salvação Precisamos Estar Profundamente Preocupados. Se fizermos a pergunta: Qual é a real necessidade dos perdidos? - como esta porção da escritura responde? Ela nos diz três coisas sobre as pessoas daquele dia que são verdadeiras das pessoas hoje.
Elas estavam doentes (verso 35). Muitas pessoas hoje podem ser religiosas, respeitáveis e vivendo vidas moralmente decentes e retas, mas toda alma não salva é dominada pela doença do pecado (Lucas 5:12), e a menos que sejam curadas, sua perspectiva é realmente solene (Romanos 6:23). A primeira necessidade do homem é tornar-se perfeitamente completo através da fé no Senhor Jesus. Multidões de pessoas vivem e morrem em estado de doença, sem Deus e sem esperança (Efésios 2:12). Elas estavam a uma distância (verso 35) - "os homens daquele lugar ... enviaram a palavra a todo o país circundante ...", que indica a distância.
Eles estavam distantes do Senhor em um sentido geográfico, e o que era verdade deles nesse sentido é verdade para multidões hoje em um sentido espiritual.
Os jovens de nossos dias e gerações estão crescendo em grande parte sem nenhum conhecimento de Deus e do evangelho de Sua graça, e há uma terrível ignorância da Bíblia e do evangelho. Quão preocupados precisamos estar pelas multidões! - observe em Mateus 9:36. C. Elas eram deficientes (verso 35). Eles tiveram que ser trazidos para a presença do Senhor. É verdade que todo pecador é incapacitado pelo pecado (Romanos 5:6), mas também é verdade que sob o manto externo de respeitabilidade muitos são incapacitados pelos pecados da falsidade, da bebida, da luxúria, das drogas, da imoralidade, etc. para isso, precisamos sentir e demonstrar uma preocupação profunda.
Quando é Que Realmente Começamos a Nos Preocupar Com as Almas Dos Outros?
A. O versículo 35 nos dá a resposta para essa pergunta. Foi “Quando os homens daquele lugar o reconheceram” que “enviaram por toda aquela circunvizinhança …”. É fácil ver o que aconteceu. Esses homens encontraram o Senhor por si mesmos, e imediatamente ficaram preocupados que os outros pudessem encontrá-lo também. Isso é o que sempre acontece; "Conhecer" e "ir" andam juntos. B. Quando realmente O conhecermos, iremos a Ele, e a medida que O conhecemos determina a medida em que vamos - veja João 14:9 e Filipenses 3:10, e compare Salmos 126:6 e Daniel 11:32 . Aqui, então, está a qualificação, bem como o incentivo para buscar o perdido; é conhecer o Senhor pessoalmente e intimamente - observe João 1:41 e 49. 3. Quando Esta Preocupação se Manifesta? Se realmente temos uma paixão pelas almas e temos uma preocupação com a salvação delas, como devemos agir? Os versículos 35 e 36 nos dizem que “quando os homens daquele lugar o reconheceram”, eles fizeram três coisas:
A.) Eles procuraram (verso 35). Eles saíram em todo o país circundante em busca daqueles que precisavam do toque curador e salvador do Senhor Jesus Cristo. Eles vasculharam o distrito por almas necessitadas. Esta é a comissão do Senhor para nós (Marcos 16:15). Foi C. T. Studd quem deu o seguinte conselho aos missionários na África Central: “Pegue o evangelho simples em todo o seu vasto distrito, e certifique-se que toda alma conhece o caminho da salvação e tenha uma boa chance de ser salvo”.
B.) Eles trouxeram (verso 35). A palavra “trouxeram-lhe” é a palavra mais importante neste sermão. Indica uma ênfase que devemos recuperar se formos bem sucedidos em ganhar outros para Cristo. É importante ir até eles, mas o trabalho de resgate envolve mais do que simplesmente ir a aqueles que estão perdidos. Almas devem ser trazidas para Cristo. Um pescador não se contenta simplesmente em pescar; ele só fica satisfeito quando pega o peixe - e você e eu não devemos nos contentar apenas em contar aos outros o amor do Salvador; devemos buscar Sua graça para trazê-los a ele.
C.) Eles imploraram (verso 36). Eles imploraram a Ele que aqueles que eles haviam trazido pudessem ser curados - em outras palavras, eles oraram. Uma verdadeira paixão pelas almas se mostrará rapidamente em oração persistente por salvação. Na oração, Deus nos mostra aqueles a quem Ele deseja que procuremos ganhar para Ele, e em oração nos tornamos canais através dos quais o Espírito Santo efetua Sua obra de ganhá-los.
Onde Essa Preocupação Pelos Outros Começa a Operar? O verso 35 novamente dá a resposta; diz-nos que "... os homens daquele lugar ... enviaram notícias a todo o país circundante". Tornaram-se evangelistas do seu próprio povo! E quando tivermos uma paixão pelas almas, começaremos a ser sobrecarregados e preocupados com a salvação daqueles com quem e entre vivemos. Nós começaremos “em Jerusalém” (Atos 1:8).
terça-feira, 23 de julho de 2019
Os Benefícios de Conhecer a Deus - Série: Segredos de Uma Vida Bem-Sucedida
quarta-feira, 24 de abril de 2019
sábado, 6 de abril de 2019
Você pode ser batizado no Espírito Santo como os crentes no Pentecostes
Texto: Atos 2.1-4
Introdução
1. A experiência no Pentecostes serve como um padrão para nós hoje.
2. Você pode esperar o Espírito Santo vir sobre você e lhe encher como o Espírito Santo encheu os crentes no dia do Pentecostes.
3. Existem seis coisas que você pode esperar acontecer quando você vier para ser cheio do Espírito Santo.
I. Você Pode Esperar O Espírito Santo Vir Sobre Você de Repente.
A. Nota como o Espírito Santo veio no dia do Pentecostes.
1. v. 2 “DE REPENTE veio um som...”
2. O mesmo aconteceu na casa de Cornélio (Atos 10.44).
3. A mesma coisa ainda acontece hoje.
B. Aqui está o que você pode esperar acontecer na medida em que você ora.
1. Você vai sentir a presença do Espírito vindo sobre você.
2. O momento em que você crê, você receberá o Espírito.
II. Você Pode Esperar O Espírito Santo Vir Sobre Você Sobrenaturalmente.
A. Observa o que aconteceu no Dia do Pentecostes.
1. v 2 veio um som “DO CÉU”, i.e. de Deus.
2. O Espírito manifestou a presença de Deus sobrenaturalmente.
a. Um som sobrenatural de vento.
b. Um fogo sobrenatural.
c. Línguas sobrenaturais.
B. Ser batizados no Espírito Santo é um evento sobrenatural.
1. É uma visitação poderosa do céu.
2. É um encontro de pessoa a pessoa com um Deus vivo.
3. É um evento dinâmico que muda a vida.
C. Espera sentir Sua poderosa presença e poder!
III. Você Pode Esperar O Espírito Santo Vir Sobre Você Poderosamente.
A. Nota que no Pentecostes, o Espírito Santo não somente veio como um vento, Ele veio como um vento muito forte (Atos 2.2).
B. Quando o Espírito vier, Ele virá com poder, resultando em...
1. Uma capacitação poderosa (Atos 1.8).
2. Uma mudança interior poderosa (i.e. Pedro).
IV. Você Pode Esperar O Espírito Santo Vir Sobre Você Pessoalmente.
A. Observa como Ele veio no Dia do Pentecostes!
1. v 3 "o que parecia... fogo e POUSARAM SOBRE CADA UM DELES".
2. Cada um tinha um encontro único e pessoal com Deus!
B. O Espírito Santo virá sobre você como um indivíduo
1. Ele conhece sua personalidade, e suas necessidades.
2. O Espírito Santo enche todos os tipos de pessoas e de personalidades.
V. Você Pode Esperar O Espírito Santo Vir Sobre Você Persuasivamente.
("persuasivamente" significa encher cada parte).
A. Quando o Espírito Santo vier sobre você, Ele encherá todo seu ser.
1. Ele encherá seu corpo, alma e espírito.
2. Ele virá de três maneiras:
a. Como uma invasão de fora (i.e. Ele "virá sobre você").
b. Uma imersão total em (Ele vai lhe "batizar" e "revestir").
c. Como uma permeação por dentro (Ele vai lhe "encher").
3. Ilustração: Como a água enche cada célula de uma esponja.
B. Quando você aproximar para ser cheio, espera ser imerso no poder e na presença de Deus.
VI. Você Pode Esperar O Espírito Santo Vir Sobre Você de Forma Verificável.
A. Quando Ele lhe encher, não haverá dúvida.
1. Ele lhe dará uma evidência inegável.
2. Você falará em línguas como o Espírito lhe capacitar.
B. No Pentecostes, "todos ficaram cheios... e começaram a falar noutras línguas..." (Atos 2.4).
1. Eles não precisavam indagar ou debater!
C. A mesma coisa aconteceu em Cesareia.
1. Leia: Atos 10.45-46.
2. Ao falar em línguas, a questão foi resolvida (vv 46-47).
D. Quando você vier para ser cheio, espera um milagre maravilhoso acontecer.
Conclusão e Apelo
1. Você pode ser cheio do Espírito hoje, como no Dia do Pentecostes.
2. Vem agora para ser cheio.
segunda-feira, 25 de março de 2019
Espirito Santo: Não Saia de Casa Sem Ele
O Sermão em uma Sentença: Logo antes que Ele subiu ao céu, Cristo deu uma última ordem que seus discípulos precisavam receber o poder do Espírito Santo a fim de realizar a Grande Comissão. O Propósito do Sermão: Ver crentes obedecerem à última ordem de Cristo e serem batizados no Espírito Santo para que eles tenham poder para serem testemunhas de Cristo. O Texto: Atos 1.4-5, 8. Introdução 1. As últimas palavras de uma pessoa são o que é de suma importância para aquela pessoa. 2. As últimas palavras de Jesus à igreja antes que dEle subir ao céu foi uma ordem para cada crente. 3. Nesta ordem, Jesus esclareceu que o Batismo no Espírito Santo precisa ser uma prioridade na vida de cada Cristão. I. A Ordem Final de Cristo (Atos 1.4a, 5). A. Não vai a qualquer lugar sem o dom: “não saiam de Jerusalém, mas esperem” (v. 4a). B. Qual é o dom pelo qual devemos esperar? “Vocês serão batizados com o Espírito Santo” (v. 5). C. Jesus deu a ordem para esperar pelo batismo mais de uma vez. (Lucas 24.49). D. O que significa ser batizado com o Espírito Santo? 1. Significa ser vestido e cheio com o poder do Espírito de Deus (Lucas 24.49; Atos 1.8). II. A Razão Para a Ordem Final de Cristo (Atos 1.4, 5, 8). A. O Pai tinha prometido o dom... 1. Através do profeta (Joel 2.28-29). 2. Através de João Batista (Marcos 1.7-8). B. O dom do Espírito Santo era o alvo principal do ministério de Jesus. 1. João Batista disse que quando Jesus viesse, Ele iria “batizar as pessoas com o Espírito Santo”. (Marcos 1.7-8). 2. Jesus frequentemente falou sobre isso para Seus discípulos (Atos 1.4) “da qual lhes falei”. 3. João 7.37-39 é uma das ocasiões de Jesus falando sobre isso. C. O dom é a maneira de Deus para capacitar Cristãos para serem Suas testemunhas (Atos 1.8). 1. Jesus ordenou os discípulos a irem por todo o mundo e fazerem discípulos de todas as nações (Mateus 28.18-20). 2. Jesus ordenou os discípulos a buscarem a experiência do Batismo no Espírito Santo porque eles precisavam Seu poder para cumprir a comissão. 3. A comissão de Deus para a igreja não tem mudado. Então, nós ainda precisamos do poder do Espírito Santo para realizá-la. III. Você Vai Obedecer a Ordem Final de Cristo? A. Porque o Espírito tem vindo, nós somos ordenados a sermos Suas testemunhas (João 15.26-27). B. Se nós O amamos, nós O obedeceremos e Ele nos dará o Espírito para habitar em nós e nos encher com poder (João 14.15-17). C. Deus dá Seu Espírito para aqueles que Lhe obedecem (Atos 5.32). 1. Os apóstolos estavam falando sobre obedecer a Cristo para testemunhar.
sábado, 23 de março de 2019
Vivendo no Fundo do Poço
Texto: 1 Reis 17:5-16
Quando você está vivendo no fundo do poço a única direção a olhar é para cima. Você juntou todos os seus recursos e encontrou apenas o suficiente para o momento e nenhuma provisão para o futuro. Este é o lugar onde esta mulher viúva estava vivendo. Através do profeta, Deus desafiou esta mulher a olhar para cima e ter fé novamente. Ele a desafiou a exercitar sua fé mais uma vez. Era um desafio porque ela estava "vivendo no fundo do poço". Era um desafio porque a necessidade era tão grande e suas habilidades eram tão pequenas. Afinal, como Deus poderia ter escolhido alguém menos capaz de prover para o profeta que ela? Mas é por isso que Ele a escolheu e em troca ela escolheu crer em Deus. Deus diz que quanto mais sem esperança suas circunstâncias, mais provável será seu milagre. Quanto maiores seus cuidados, mais genuínas são suas orações. Quanto mais escuro o quarto, mais necessidade de luz. A ajuda de Deus está próxima e sempre disponível, mas só é dada àqueles que a buscam. Quando olhamos para as nossas circunstâncias, boas ou más, devemos estar sempre procurando a provisão de Deus. Precisamos procurar a mão de Deus em todas as situações. Deus está sempre lá - mesmo no fundo do poço - e Ele está sempre pronto para prover. Nossa fé é a chave para sair do poço; mas deve atender a certos requisitos. I. A Fé Não Deve Perder a Esperança (vv. 11-12). A. A viúva havia perdido a esperança de que ela e seu filho sobreviveriam. - Ela estava fazendo a última coisa que podia e sabia fazer. Evidentemente, ela tentara tudo o que era possível. Mas ela perdera a esperança de que houvesse provisão para o amanhã. B. A viúva havia decidido que a morte era inevitável. - Ela pode ter ficado incomodada porque Elias teve a ousadia de pedir que ela o ajudasse quando ela era a pessoa necessitada. "Você não entende, eu estou preparando a minha última refeição para o meu filho e eu e depois vamos ficar sem nada! Não há esperança para mim, por que eu deveria me preocupar com você?" C. No começo ela não se via como candidata a um milagre - Mas Deus sim! II. A Fé Deve Ser Comprometida (vs. 13-14). A. Ele ordenou que ela fosse em frente com seus planos, mas colocou Deus em primeiro lugar. - Ela foi desafiada a não ter medo, mas a dar algo além da sua capacidade. - Ela já estava sem opções, o que daria para honrar a Deus? Vá em frente e faça o que deves fazer, mas faça isso dando a Deus a glória de realizar o impossível. B. O mandamento de Deus é sempre seguido por uma promessa. - Se você fizer isso - Deus fará isso! Se você estiver disposto a se comprometer com o plano de Deus, Deus cuidará de você. - Não é que Deus quer que façamos barganhas com Ele - é exatamente o oposto. O que ele quer que nós saibamos é que existem certos requisitos que nossa fé deve cumprir antes que as rodas sejam colocadas em movimento. III. A Fé Deve Estar Disposta a Agir (v.15). A. Ela foi movida pela fé em vez da razão. - Quando você está vivendo no fundo do poço, você pode não ter muitas opções, mas você sempre terá uma - obedecer a Deus. B. Eu duvido que ela entendeu. Mas ela estava disposta a aceitar a palavra do Senhor. - A fé não vem pelo entendimento, mas por ouvir ou receber a palavra. - Fé não é a substância das coisas vistas, mas das coisas não vistas. IV. A Fé Deve Ser Consistente (v.16). A. O milagre continuou porque ela continuou em sua fé. - Se a qualquer momento ela tivesse decidido que Deus não era capaz de cuidar dela, o milagre teria cessado. Mas antes e depois de sua necessidade ser satisfeita, ela estava disposta a crer em Deus. - A fé vivida sempre sustenta o filho de Deus. B. Às vezes, Deus nos chama para simplesmente continuar confiando e esperar Nele. Conclusão: Viver no fundo do poço significa que fizemos tudo o que podíamos e ainda não foi o suficiente. Estamos desapontados. Estamos exaustos Parece que não há maneira de contornar os obstáculos. Estamos no final da nossa corda e estamos escorregando rápido. Mas espere! Deus está no fundo do poço com você. Não importa se você está na fornalha ardente, na cova dos leões ou no fundo do poço - contanto que Deus esteja lá com você.
sexta-feira, 22 de março de 2019
Quando Deus Quer Abençoar, Ninguém Pode Impedir
Texto: Gênesis 26:12-25 Introdução: Prosperar diante dos incrédulos e não-convertidos muitas vezes traz ressentimento, inveja e ciúmes por parte deles e até problemas para quem está prosperando. Abraão experimentou isso em Gênesis 13:5-7 quando surgiu um conflito entre seus pastores e os de Ló. Nesta passagem há um paralelo sutil traçado entre Abraão e Isaque. Ambos foram abençoados por causa da promessa de Deus e ambos tiveram que lidar com indivíduos carnais que ficaram com inveja de eles serem abençoados. O problema é encontrado em Gênesis 26:12-13: “Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou. E engrandeceu-se o homem; e foi-se enriquecendo até que se tornou mui poderoso”. Alguém poderia pensar que se a pessoa serve a Deus e faz o que é certo, todos ficariam felizes por ele e tudo estaria bem. No entanto, vemos que, no caso de Isaque, seus inimigos tentaram privá-lo de sua vida abençoada. No entanto, observe estes fatos importantes, existem apenas duas maneiras pelas quais Isaque poderia ter sido privado de sua bênção e nenhum delas estava sob o poder de seu inimigo. I. Ele Poderia Ter Desistido Quando Seu Inimigo Entulharam Seus Poços. A. Sempre haverá pessoas que sentirão inveja de sua bênção - Satanás certamente o fará. Gênesis 26:14-16: “e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço; de modo que os filisteus o invejavam. Ora, todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra. E Abimeleque disse a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós". B. Não desanime quando ou se a oposição continuar. Gênesis 26:20-21: “E os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. E ele chamou ao poço Eseque, porque contenderam com ele. Então cavaram outro poço, pelo qual também contenderam; por isso chamou-lhe Sitna”. · Eseque: Águas que geram contenda. É boa, é viva, mas gera contenda. Gera morte. · Sitna: Inimizade, briga, inveja. Mas maior é Deus em Nossas vidas. Isaque sabia o valor de não lutar batalhas desnecessárias. Talvez ele tenha aprendido isso com seu pai Abraão, que argumentou com Ló (Gênesis 13). Ambos sabiam que aqueles que se opunham a eles não podiam impedi-los de serem abençoados. Então, o que você faz quando enfrenta aqueles que estão com inveja e ciúmes de você? Apenas dê-lhes espaço! II. Ele Poderia Ter Recusado ou Negligenciado Cavar Novos Poços. A. Há sempre uma nova bênção para aqueles que persistirem. Gênesis 26:18-19: “E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraão seu pai, pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera. Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas” B. Paz e prosperidade são a recompensa dos fiéis. Gênesis 26:22-25, “E partiu dali, e cavou ainda outro poço; por este não contenderam; pelo que chamou-lhe Reobote, dizendo: Pois agora o Senhor nos deu largueza, e havemos de crescer na terra. Depois subiu dali a Berseba. E apareceu-lhe o Senhor na mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão. Isaque, pois, edificou ali um altar e invocou o nome do Senhor; então armou ali a sua tenda, e os seus servos cavaram um poço". · Reobote. Crescemos na terra. Avançamos, alargamos, frutificamos. De lá ele foi até Berseba. Naquela noite o Senhor lhe apareceu... Os inimigos, não vão poder-te seguir para qualquer lugar; tem lugar que só os filhos de Deus alcançam. Paz e prosperidade vêm de várias maneiras, mas a bênção, no entanto, aguarda os fiéis. Conclusão As promessas de Deus são tão seguras quanto a Sua Palavra. A bênção virá para aqueles que o servem fielmente. No entanto, a guerra, seja com Satanás ou com o povo carnal, também é certa. O que importa não é o que eles fazem, mas as maneiras pelas quais nós respondemos ao que eles fazem. Isso determinará o fluxo contínuo de bênçãos em nossas vidas.