segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OS TRÊS PRINCIPAIS "SÉCULOS" DO TEMPO

OS TRÊS PRINCIPAIS "SÉCULOS" DO TEMPO

Esses "séculos" não se referem a períodos de 100 anos como pode parecer e, sim, a períodos muito longos que bem podemos chamar de "eras"'ou "épocas". Esses "sé­culos" denominam-se o "Século ante-diluviano", o "Século Presente" e o "Século Vindouro", que é o Milênio. Além desses "Séculos" principais, as Escrituras mencionam outros, como sejam as eras criativas, quando Deus criou o mundo, e também uma sucessão de eras ou "séculos" pos­teriores ao Milênio, chamados de "Séculos vindouros". Ef 2.7. Definição da palavra "Século". Nas Escrituras essa palavra e usada para designar um período de tempo entre duas grandes mudanças ou transformações bruscas na superfície ou condições do globo, passíveis de alterar as circunstâncias dos seus habitantes. Veja Mt 13.39,49; II Co 4.4; Gl 1.4, segundo a Versão Revista e Atualizada. O conhecimento do assunto depende da interpretação de quatro palavras gregas usadas no Novo Testamento, as quais em várias traduções têm sido traduzidas por "mundo" ou expressão semelhante. Estas palavras são:
1) “COSMOS (do grego antigo κόσμος, transl. kósmos ) que significa "ordem, disposição regu­lar, ornamento, e decoração", I Pe 3.3; "o revestir de vestes (cosmos-adorno); o universo material, II Pe 3.6; neste caso a própria terra física; e "a presente ordem das coisas", Jo 18.36 et al.
2) "AION" - (em grego Αίών).que significa um período de tempo consi­derável, uma "era", ou um estado de coisas que marque uma época distinta. Mt 13.39. A eternidade é "aioones" dos "aioones", e significa os séculos dos séculos.
3) "GE" - (γε) significa a terra física em que habitamos, o solo, a superfície da terra, ou "terra" em contraste com o "mar", vocábulo que deriva "geografia". Ap 13.3.
4) "OIKOUMENE" - (grego οἰκουμένη)que significa a terra habitada, o mundo. Mt 24.14; Hb 1.6 et al, donde deriva o vocábulo "ecumênica".Como ilustração do término de um "Século" (aion) e o início de outro, nota-se uma brusca mudança na superfície da terra e suas condições, como por exemplo, na ocasião do Dilúvio, Em GEN. 7.11; 7.23; 8.15-17. Outra ilustração é o desfecho do "século presente" em que nós vivemos, quando os juízos de Deus serão derramados sobre as nações iníquas na ocasião do aparecimento de Jesus no céu, quando Cristo instituirá uma nova ordem de coisas em todo o mundo. O "Século Ante-diluviano" abrange tudo desde a criação do mundo até ao Dilúvio. O "Século Presente" abrange todos os tempos desde o Dilúvio até ao Milênio. O "Século Vindouro" abrange o Milênio e as sucessivas épocas que se confundem com a própria eternidade.
DISPENSAÇÕES E ALIANÇAS: DISPENSAÇÃO DA INOCÊNCIA E ALIANÇA EDÊMICA
Homem colocado em ambiente perfeito, sujeito a uma lei simples de amor, temor e amizade, sendo advertido das conseqüências da desobediência; a mulher é enganada e o homem peca deliberadamente depois da tentação satânica, o orgulho prevalece (1 tm 2.14). A aliança Edêmica prepara o plano de salvação do homem, agora o homem teria novas normas: a) Encher a terra de uma nova ordem, a humana que herdaria a semente pecaminosa de adão. b) Subjugar a terra para subsistência. c) Lutar pelo domínio sobre toda a criação. d) Comer ervas e frutos com suor e fadiga. e) Zelar pelo jardim. f) Abster-se de comer da árvore da ciência do bem e do mal.

DISPENSAÇÃO DA CONSCIÊNCIA E ALIANÇA ADÂMICA
O homem passou a conhecer do bem e do mal, Expulso do Éden e amaldiçoado. A aliança Adâmica exige sacrifícios de purificação do homem para que se chegue a DEUS. a) Satanás, através da serpente é amaldiçoado. b) Ouve-se a primeira promessa de um Redentor. (vv 15) c) A condição da mulher mudada (vv 16) para concepção multiplicada e com dor e sujeição ao homem, devido à necessidade de governo. (1 Co 11.7-9) d) A terra amaldiçoada por causa do homem (vv 17) e) O inevitável cansaço da vida (vv 17) f) O trabalho instituído no Éden (Gn 2.15) g) A morte física decretada (vv 19)

DISPENSAÇÃO DO GOVERNO HUMANO OU DA CONSCIÊNCIA E ALIANÇA NOÉTICA.
Governo do homem pelo homem procurando obedecer a DEUS A aliança com Noé tem como base: a) Confirmação de relação homem-terra. b) Confirmação de ordem da natureza. c) Estabelecimento do governo humano. d) Garantia de que a terra não sofreria outro dilúvio (arco-íris). e) De Cão procederia raça inferior e servil. f) Relação especial entre DEUS e Sem, visando CRISTO. g) Declaração profética de que Jafé seria de raça dilatada, ou seja inteligente.

DISPENSAÇÃO DA PROMESSA E ALIANÇA ABRAÃMICA
A promessa foi feita a Abraão e sua posteridade que é CRISTO (Gl 3.8-16) A aliança Abraãmica tem oito partes distintas: a) Farei de ti uma grande nação, em um sentido natural e espiritual. b) Abençoar-te-ei, em dois sentidos, materialmente e espiritualmente. c) Engrandecerei o teu Nome. d) Serei teu escudo e galardão. e) Tu serás uma benção. f) Abençoarei os que te abençoarem. g) amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. h) Por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra.

DISPENSAÇÃO DA LEI E ALIANÇAS MOSAICA, PALESTINIANA E DAVÍDICA
Foi dada para mostrar o pecado Rm 3.20. Do Sinai ao calvário, do Êxodo à Cruz. Terminou, envelheceu, durou até João Batista Hb 8.13; Mt 11.13; Lc 16.16; Veja: 5.1- O estado do homem no começo (Ex 19.1-3). 5.2- Sua responsabilidade (Êx 19.5,6). 5.3- Seu fracasso (II Rs 17.7-17). 5.4- O julgamento (II Rs 14.1-6,20) A lei foi dada verbalmente em Êx 20.1-17, depois foi escrita por DEUS em tábuas de pedra e entregues a Moisés que as quebra devido à idolatria do povo (Êx 34.1,28,29), sendo que depois é escrita por Moisés, na presença de DEUS (Êx 34.1,28,29). *** A aliança Mosaica constitui-se de : a) Os mandamentos (Êx 20.1-26) b) Os Juízos (Êx 21.1 a 24.11) c) As ordenanças (Êx 24.12-31.18) Lembrando de que o SENHOR JESUS resumiu toda a lei em 2 mandamentos (Lc 10.27) ***A aliança Palestiniana foi feita com os Israelitas depois da peregrinação de Israel pelo deserto por quarenta anos, devido à sua rebeldia para com DEUS. Era na realidade um preparação para que entrassem na terra prometida e era ao mesmo tempo uma renovação da aliança Mosaica. Bênçãos e maldições são proclamadas (Dt 28; Js 24.24,25) ***A aliança Davídica foi realizada com base no reino de Israel, com a promessa de que sempre existiria um descendente de Davi no trono. (2 Sm 7.11-16; Sl 89.34) Esta promessa terá seu cabal cumprimento no milênio quando JESUS governará pessoalmente a Israel terrestre.

DISPENSAÇÃO DA GRAÇA OU ECLESIÁSTICA E A NOVA ALIANÇA Aqui a palavra chave é “graça”. Da crucificação até a volta de JESUS em duas etapas, uma no arrebatamento e outra no final da grande tribulação. Na dispensação da graça é-nos oferecida a salvação pela fé em JESUS CRISTO e não pelas obras. Ef 2.8. A nova aliança é feita com base em melhores promessas, pois não só nos oferece a possessão de terra ou riquezas terrenas, ou qualquer outro bem material, mas acima de tudo isso oferece-nos a salvação, a vida eterna com DEUS, no céu onde não há traça e nem ferrugem, mas paz, gozo e alegria eternos, no espírito, coisas superiores portanto, pois são eternas. Na nova aliança temos como único mediador JESUS CRISTO (1Tm 2.5), a velha aliança perdeu seu valor, pois esta é superior (Rm 10.4); Lembramos sempre dessa nova aliança ao cearmos (Lc 22.20; Mc 14.24; 1Co 11.23-32)

DISPENSAÇÃO DO MILÊNIO OU DO GOVERNO DIVINO E ALIANÇA MILÊNICA JESUS CRISTO descerá pessoalmente à terra e será reis do reis e senhor dos senhores literalmente, seu reino será literal em cumprimento à promessa feita a Davi. Mt 19.28. Neste tempo Satanás será preso por mil anos (Ap 20.2), Os crentes reinarão com CRISTO nessa época (Ap 20.4). A primeira ressurreição acabará no final da grande tribulação e início do milênio.(Ap 20.5) Satanás será solto e vencido no final do milênio (Ap 20.7; 20.10-15) ***Algumas promessas para quem for fiel a essa aliança:
»APOCALIPSE [21] 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Agora pegue a bíblia em Mateus, capítulo 1, versículo 1, segure aí e pegue em Apocalipse 22.21 – tudo isso são bênçãos de DEUS para nós, aproveite e leia tudo; AMÉM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário